Fique bem informado sobre ambientes seguros, Data Center, proteção empresarial e muito mais.

Notícias, artigos e novidades do universo da Envolve e ambientes seguros.

Conheça a Envolve: Ambientes Seguros de alta performance para proteção de ativos

03/06/2020 - 21:08 by Envolve Ambientes Seguros

ImagemPost

Os ambientes seguros da Envolve protegem os ativos, equipamentos e bens mais importantes da sua empresa. Salas Seguras, Racks Seguros, Data Center Modulares e Containers certificados para garantir alta disponibilidade destes ativos.

Por que é importante ter ambientes seguros?


Todo negócio possui ativos importantes que devem ser protegidos. Seja um datacenter com suas informações vitais para a continuidade do negócio, documentos importantes, acervos especiais, armamentos, bens monetários e de valor etc. E há diversas situações e fatores que podem danificar, deixar indisponíveis e até ocasionar a perda total desses ativos. Dentre os maiores riscos de perdas das informações, equipamentos e bens estão os riscos físicos. Fumaça, fogo, água, umidade, eletromagnetismo, gases corrosivos, e outros riscos de acidentes e humanos como acesso indevido, ações criminosas etc. Todos estes e muitos mais podem causar danos até mesmo irreparáveis e financeiros em datacenters e equipamentos de alto custo.
Mas o pior dano é o da perda da informação, pois mesmo tendo dinheiro, ela não volta, acarretando grandes perdas financeiras ao negócio e impactando na imagem da empresa, ameaçando a continuidade empresarial.
Portanto, se existe algo que as grandes tragédias que já ocorreram em datacenters, museus e acervos em geral nos ensinaram é que: Se há algo de valor, insubstituível e que os negócios dependem para sobreviver, deve ser protegido.
Antes de falar mais sobre isso, vamos falar mais sobre Ambientes Seguros.

O que é um Ambiente Seguro?


Um Ambiente Seguro é a proteção física necessária para cada tipo de ativo importante a ser preservado, de acordo com cada risco de exposição que podem ocasionar acidentes, que por sua vez, podem comprometer parcial ou completamente um negócio.

Quais são os formatos de Ambientes Seguros?


É possível fazer todo formato que a empresa necessitar, pois são moduláveis. Desde um container, estações menores de rack de datacenter para filiais, até projetos maiores de grandes centrais de datacenter.
Os ambientes podem conter: Paredes, Teto, Piso e Segundo andar.
Mas não somente datacenter, o exemplo mais óbvio. É possível projetar ambientes seguros para acesso a armamentos, documentos raros, acervos científicos e outros equipamentos com toda a proteção necessária para que:

1. Somente quem seja autorizado entre;
2. Não seja possível o arrombamento;
3. Todos os ativos internos sejam protegidos e não danificados;
4. Os riscos físicos e humanos que podem danificá-los sejam eliminados;
5. A garantia de continuidade do seu negócio seja preservada. 

Este é o objetivo de todo Ambiente Seguro. Proteger bens de riscos diversos.

A quais riscos os seus equipamentos e ativos estão expostos?


Riscos Físicos são riscos ambientais (presentes nas estruturas, processos e na natureza) que se apresentam em forma de energia como temperaturas extremas, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.
Logicamente, é preciso que este ambiente seguro seja capaz de resistir a estes agentes para realizar a proteção dos ativos da sua empresa. E como sabemos se este ambiente é realmente capaz de proteger datacenters, por exemplo?
Testes e certificações são realizados para atestar a resistência a fogo, por exemplo, água e eletromagnetismo, mas também a arrombamentos e acesso não autorizado, que seriam fatores humanos.

Como são feitos os testes e que certificações recebem os ambientes seguros?


Os testes (ensaios) são direcionados e especificados por diversas normas. Normais nacionais e internacionais que fornecem diretrizes sobre como a empresa conseguirá passar no teste conforme a norma, ser certificada por uma certificadora e acreditada pelo órgão fiscalizador que é o INMETRO.

>> Veja vídeos dos ensaios dos produtos Envolve.

Segue abaixo algumas certificações mais conhecidas para Ambientes Seguros:


- NBR 10636: Paredes divisórias sem função estrutural – Determinação da resistência ao fogo

Fornece proteção contra a ação do fogo, com capacidade de manter Estabilidade, Estanqueidade e Isolamento Térmico de acordo com as normas NBR 10636:1989 e NBR 6479:1992.

Esta norma dá diretrizes sobre a “Propriedade de suportar ao fogo e proteger contra sua ação. É caracterizada pela sua capacidade de manter a Estabilidade - (impedir a passagem de chamas e gases quentes), Estanqueidade - (não apresentar colapso)  e Isolamento térmico - (resistir à transmissão do calor para a parte não exposta ao fogo).”;

Os níveis de resistência ao fogo podem ser classificados como:
a) CF: Corta-fogo: (30' até 360') atende os três quesitos da norma;
b) PC: Para-chama: (30' até 360') somente estanqueidade e estabilidade.

- NBR 6479: Portas e vedadores – Determinação da resistência ao fogo

- ASTM E2226-15b:2016: Fornece proteção contra penetração de água por ação de jato d’água após exposição ao Fogo por 15 a 360 minutos.

- EN 1627:2011 e EN 1630:2016 - Arrombamento atingindo a Classe de resistência RC4/WK4 na porta e painéis conforme as normas;

- EN 50.147-1:1996 - Eficiência da blindagem/Eletromagnetismo

Atenuação dos campos eletromagnéticos externos - Eficiência de blindagem

Envolve – Ambientes Seguros


A ENVOLVE Brasil é uma fabricante de ambientes seguros como Salas Seguras, Data Center Modulares, Racks Seguros e Container para Data Center, que preza por um serviço completo e projetos especiais certificados que garantem a proteção máxima contra ameaças físicas, sinistros e invasões. É nossa missão assegurar que tudo isso ocorra em atuação simultânea com as infraestruturas elétricas, de ar condicionado e conectividade de nossos clientes, pois compreendemos o valor da alta disponibilidade e da operação contínua dos equipamentos de armazenamento que mantém os negócios funcionais e lucrativos. A ENVOLVE Brasil veio para somar e proteger o seu negócio com toda a força da tecnologia dos materiais de mais alta resistência, da eletroeletrônica e do acesso digital.

Quais áreas e segmentos precisam de Ambientes Seguros Envolve?


Todo local que necessita proteger algum bem ou ativo que é importante para o negócio.

Alguns exemplos são:

• Data centers e ambientes de TI;
• Telecomunicações;
• Fitotecas/Microfilmes;
• ATM’s (Automate Teller Machine);
• Armas e Munições;
• Reservas Técnicas;
• Acervos científicos/Documentos/Contratos;
• Biblioteca e Iconográficos;
• Rotas de fuga;
• Panic Room;
• Qualquer ambiente que necessite de proteção.

Por que escolher Ambientes Seguros – Envolve?


Montagem rápida e limpa


Painéis pré-moldados com acabamento em perfis metálicos, unidos por travamento mecânico, permitindo a rápida montagem de salas de qualquer tamanho, sem a necessidade de colas, acabamentos e resinas especiais (gesso, pintura etc.).
Não compromete instalações acima existentes. Estende ou reloca facilmente. Livre de manutenção.

Produto testado e certificado - Nível 5


Os painéis e portas são testados e certificados de acordo com as normas NBR 6479, por OCP (Organismo de Certificação de Produto) acreditado pelo Inmetro, que valida a certificação de nossos produtos.

Ampla proteção e segurança


IP66 – Proteção contra Água/Pó – NBR IEC 60529:2017;
ASTM E 2226-15b:2006 – Jato D’agua após exposição ao fogo de 15 a 360 minutos;
UL 00-GC- P0949 – Proteção penetração de água por sprinklers (idêntico ao procedimento ABNT PE-047);
EN-50 147-1:1996 - Blindagem contra eletromagnetismo.
EN 1627:2011 e EN 1630:2016 – Classe RC4/WK4 – Arrombamento Porta e Painéis

Resistência ao fogo


Capacidade de suportar o fogo e proteger contra sua ação.
Os painéis e portas fabricados pela Envolve são testados e certificados pelas normas NBR 10636:1989 (Painéis Corta-fogo) e NBR 6479:1992 (Portas Corta-fogo).

Leves e moduláveis


Os painéis padrão pesam apenas 320 kg/m².
Montagem rápida para diversos formatos e tamanhos.

Atendimento técnico especializado


Nossos profissionais têm experiência em montagem com altos padrões de qualidade, preparados para atender os clientes em projeto e suporte técnicos para todos os tipos e tamanhos de empresa.

Como faço para proteger um ativo da minha empresa com a Envolve?


É bastante simples.
Solicite agora mesmo um contato ou uma visita, onde conhecerá mais sobre a empresa e nós conheceremos mais sobre o seu negócio e sua necessidade.
Em seguida, enviaremos um orçamento detalhado para o projeto a ser implementado.
Proteja seus ativos, bens e equipamentos. Previna-se de acontecimentos inesperados que podem comprometer seu negócio.

Fonte: Comunicação Envolve

 

Compartilhe nas redes