Fique bem informado sobre ambientes seguros, Data Center, proteção empresarial e muito mais.

Notícias, artigos e novidades do universo da Envolve e ambientes seguros.

Climatização para data center: por que investir?

21/08/2020 - 18:40 by Equipe de comunicação Envolve

ImagemPost

Planejar a climatização para data centers, sejam modulados ou tradicionais, é uma etapa essencial no desenvolvimento de salas seguras. Isso porque o superaquecimento desencadeia queda na performance, além de diminuir a durabilidade dos equipamentos e até mesmo queimá-los, gerando a perda de dados valiosos para a empresa.

No artigo a seguir, você entende mais sobre o papel da climatização e como implantá-la em sua infraestrutura.

Um breve resumo sobre o papel dos data centers

O data center é essencial para as operações diárias em uma empresa. A estimativa, segundo o portal Statista, é de que existam mais de 7 milhões de data centers ao redor do mundo.

Neles, estão reunidos todos os equipamentos e componentes necessários para armazenar e processar dados e aplicativos compartilhados dentro de uma organização. A infraestrutura é física e composta por diferentes itens, como roteadores, servidores, switches, entre outros.

A engenharia de um data center é extremamente complexa porque deve levar em consideração:

  • o equilíbrio térmico do ambiente onde está localizado;
  • uma segurança reforçada, possibilitando o acesso somente de pessoas autorizadas;
  • fornecimento de energia elétrica sem oscilações ou interrupções;
  • um layout eficiente que garanta a integração de todos os equipamentos necessários, além da conexão entre servidores físicos e virtuais.

Atenção redobrada à temperatura dos equipamentos e da sala segura

Conforme mencionamos acima, o equilíbrio térmico é essencial. Os computadores destes ambientes possuem processadores de alto desempenho, que acabam elevando a temperatura ao longo do dia.

Por isso, é fundamental que o data center trabalhe com uma tecnologia de redundância, ou seja, ao identificar que determinado equipamento ultrapassou a temperatura aceitável, a infraestrutura deve ser capaz de reduzir o calor pela metade antes de que os danos sejam irreversíveis.

Outra questão bastante vantajosa de uma refrigeração correta é o desempenho dos equipamentos e, consequentemente, da transferência e recepção de dados.

Ao registrarem aumento da temperatura, computadores e demais aparelhos reduzem a velocidade das suas operações para evitar o superaquecimento e possível pane. Desta forma, se o seu ambiente seguro não possui um número satisfatório de ar-condicionado, por exemplo, a operação diária da sua empresa é prejudicada.

Já um data center refrigerado possibilita que os equipamentos trabalhem com o máximo de eficiência

Quais são as outras preocupações da climatização para data center?

Os equipamentos de um data center são sensíveis também à umidade, por isso, a climatização busca criar um ambiente com temperatura, nível de umidade, ventilação e qualidade do ar adequados. Em nenhuma hipótese pode haver incidência de chuva, poeira, fumaça, gases corrosivos e demais elementos que prejudiquem a infraestrutura e coloquem em risco a segurança dos colaboradores.

Vale lembrar que estes equipamentos que armazenam os dados da sua empresa nunca devem ser desligados, correto? Da mesma forma, a climatização também precisa ter funcionamento interrupto 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Garanta estes fatores de proteção com uma empresa especializada

A Envolve Ambientes Seguros é especialista na fabricação de salas seguras e containers para data centers, unindo tecnologia e materiais de alta resistência.

Ao longo do planejamento do ambiente em que seu data center será instalado, são feitos diversos testes complementares com simulações reais de riscos e ameaças, como incêndios, água, vapor e gases corrosivos.

Entre os itens adicionais de proteção e segurança, destacam-se:

  • Proteção contra Água/Pó (IP66);
  • Jato D’agua após 240 minutos de fogo;
  • Proteção contra penetração de água por sprinklers;
  • Eficiência da blindagem contra eletromagnetismo;
  • Contra arrombamento de Porta e Painéis (WK4).

Quer saber mais sobre estas e outras soluções? Acesse nosso formulário de contato e conte mais sobre as necessidades da sua empresa. Estamos ansiosos para atendê-lo!

Compartilhe nas redes