Climatização para data center: por que investir?
Planejar a climatização para data centers, sejam modulados ou tradicionais, é uma etapa essencial no desenvolvimento de salas seguras. Isso porque o superaquecimento desencadeia queda na performance, além de diminuir a durabilidade dos equipamentos e até mesmo queimá-los, gerando a perda de dados valiosos para a empresa.
No artigo a seguir, você entende mais sobre o papel da climatização e como implantá-la em sua infraestrutura.
Um breve resumo sobre o papel dos data centers
O data center é essencial para as operações diárias em uma empresa. A estimativa, segundo o portal Statista, é de que existam mais de 7 milhões de data centers ao redor do mundo.
Neles, estão reunidos todos os equipamentos e componentes necessários para armazenar e processar dados e aplicativos compartilhados dentro de uma organização. A infraestrutura é física e composta por diferentes itens, como roteadores, servidores, switches, entre outros.
A engenharia de um data center é extremamente complexa porque deve levar em consideração:
- o equilíbrio térmico do ambiente onde está localizado;
- uma segurança reforçada, possibilitando o acesso somente de pessoas autorizadas;
- fornecimento de energia elétrica sem oscilações ou interrupções;
- um layout eficiente que garanta a integração de todos os equipamentos necessários, além da conexão entre servidores físicos e virtuais.
Atenção redobrada à temperatura dos equipamentos e da sala segura
Conforme mencionamos acima, o equilíbrio térmico é essencial. Os computadores destes ambientes possuem processadores de alto desempenho, que acabam elevando a temperatura ao longo do dia.
Por isso, é fundamental que o data center trabalhe com uma tecnologia de redundância, ou seja, ao identificar que determinado equipamento ultrapassou a temperatura aceitável, a infraestrutura deve ser capaz de reduzir o calor pela metade antes de que os danos sejam irreversíveis.
Outra questão bastante vantajosa de uma refrigeração correta é o desempenho dos equipamentos e, consequentemente, da transferência e recepção de dados.
Ao registrarem aumento da temperatura, computadores e demais aparelhos reduzem a velocidade das suas operações para evitar o superaquecimento e possível pane. Desta forma, se o seu ambiente seguro não possui um número satisfatório de ar-condicionado, por exemplo, a operação diária da sua empresa é prejudicada.
Já um data center refrigerado possibilita que os equipamentos trabalhem com o máximo de eficiência
Quais são as outras preocupações da climatização para data center?
Os equipamentos de um data center são sensíveis também à umidade, por isso, a climatização busca criar um ambiente com temperatura, nível de umidade, ventilação e qualidade do ar adequados. Em nenhuma hipótese pode haver incidência de chuva, poeira, fumaça, gases corrosivos e demais elementos que prejudiquem a infraestrutura e coloquem em risco a segurança dos colaboradores.
Vale lembrar que estes equipamentos que armazenam os dados da sua empresa nunca devem ser desligados, correto? Da mesma forma, a climatização também precisa ter funcionamento interrupto 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Garanta estes fatores de proteção com uma empresa especializada
A Envolve Ambientes Seguros é especialista na fabricação de salas seguras e containers para data centers, unindo tecnologia e materiais de alta resistência.
Ao longo do planejamento do ambiente em que seu data center será instalado, são feitos diversos testes complementares com simulações reais de riscos e ameaças, como incêndios, água, vapor e gases corrosivos.
Entre os itens adicionais de proteção e segurança, destacam-se:
- Proteção contra Água/Pó (IP66);
- Jato D’agua após 240 minutos de fogo;
- Proteção contra penetração de água por sprinklers;
- Eficiência da blindagem contra eletromagnetismo;
- Contra arrombamento de Porta e Painéis (WK4).
Quer saber mais sobre estas e outras soluções? Acesse nosso formulário de contato e conte mais sobre as necessidades da sua empresa. Estamos ansiosos para atendê-lo!
Compartilhe nas redes